sábado, 26 de outubro de 2013

Acolher pra transformar

Tempos atrás assisti a um documentário no qual um cara fazia uma comparação entre o jogo de tênis e o frescobol. Chamava a atenção para que percebêssemos que no jogo de tênis a intenção é provocar o erro do adversário, enquanto no frescobol a intenção é possibilitar o acerto do seu parceiro de partida de modo que ambos mantenham a bola no ar pelo maior tempo possível. Brilhante!

No entanto, apesar das diferenças, tênis e frescobol têm uma característica comum: são dois esportes de reação. Com exceção do saque, todas as outras interações são reações à reação do outro. Não há recepção, só devolução. Não há acolhimento.

Essa reflexão me fez começar a observar os esportes com olhos mais apreciativos e nessa observação acho que encontrei um que pra mim é uma metáfora perfeita da vida, o vôlei.

Diferente do frescobol e do tênis, o vôlei não tem nada de reação. É pura ação. A bola vem do outro lado da quadra e você não reage, acolhe. Quanto melhor for sua recepção, melhor a bola será trabalhada e preparada para ser devolvida à quadra oposta. Mais que isso, se em vez de se preparar pra receber a cortada que vem da outra quadra, você achar que não merece aquilo, a bola será perdida. Não adianta fugir, não adianta fazer manha, não adianta chorar. Ou você honra o que a vida te manda ou não vai conseguir transformar. A transformação começa no acolhimento e quanto melhor você acolhe, melhor será sua capacidade de ação posterior. Além disso, no vôlei e na vida, o apoio de outros é fundamental para transformar o negativo em positivo. Sozinho fica quase impossível não entrar num ciclo de reações sem fim.
   

Outro aprendizado fundamental é que se às vezes pra colocar a bola no chão é preciso força, em outras basta jeito. Usar força quando o bloqueio é alto, fará a bola voltar pra sua quadra.

Por fim, apesar de acreditar no poder do acolhimento, esta postura receptiva não deve ser uma regra. Se você tem certeza que aquela bola não é pra você, basta subir à rede, saltar alto, bloquear e soltar um alto e sonoro:

- AQUI NÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário